quinta-feira, 18 de abril de 2019

«Basta uma janela para me fazer feliz...»


«Uma vez subi a um quarto andar onde mora um tipógrafo; ia com ganas de lhe comer os fígados, porque me andava a enganar desde que o livro entrara na oficina. Pois recebeu-me, lá no alto, um sol magnífico a cair sobre Lisboa: isto tudo visto por uma pequena janela. Adeus, fúrias, adeus palavras como punhais! Basta uma janela para me fazer feliz e foi o que me aconteceu, quando cheguei à sala 19. Era o Castelo, era o Tejo, era a Cidade de mármore e granito (como dizem) a espreitar para dentro da aula.»


[Sebastião da Gama, in “Diário”]


(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

2 comentários:

  1. Se o poeta viu uma panorâmica como esta não admira que ficasse sem palavras.
    Um abraço e boa Páscoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente melhor, Elvira, a fotografia nem sempre retrata o que vemos...

      Eliminar