domingo, 10 de março de 2019

"Um Homem na Cidade"


José Carlos Ary dos Santos foi (e é...) um grande poeta de Lisboa e do Tejo.

Escreveu algumas das nossas mais bonitas canções e fados, cantados especialmente por Carlos do Carmo, Fernando Tordo, Tonicha e Simone de Oliveira.

Um Homem na Cidade, é um deles, do qual deixo aqui três  estrofes:

[...]
Vou pela rua
desta lua
que no meu Tejo acende o cio
vou por Lisboa maré nua
que se desagua no Rossio.

Eu sou um homem na cidade
que manhã cedo acorda e canta
e por amor à liberdade
com a cidade se levanta.

Vou pela estrada
deslumbrada
da lua cheia de Lisboa
até que a lua apaixonada
cresça na vela da canoa.
[...]


(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

6 comentários:

  1. Excelente a combinação entre a foto e o poema.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece, nem todos os "casamentos" são maus, Elvira. :)

      Eliminar
  2. Como eu gosto de Tejo!
    De há uns dias para cá avisto uma pequena fita dourada na zona de Constância nas minha deambulações pela a A1 e A23!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não gostar, tem de ter um péssimo gosto, Rosa. :)

      Eliminar
  3. Estou a gostar deste teu novo blog.
    Não consigo comentar no 'Viagens pelo Oeste', não sei porquê...
    Beijinho, Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um blogue para se gostar, apesar de ser muito Tejo e muito Lisboa, Maria. :)

      Eliminar