sexta-feira, 1 de março de 2019

«É a esta cidade, que eu volto sempre...»


«[...] Em resumo, cresci e espalhei os passos pelas ruas dos bairros próximos que acabei por conhecer a palmos: a Graça, a Senhora do Monte, a Penha de França, as redondezas do Liceu Gil Vicente, a Feira da Ladra, a Alfama, o Cais, o Tejo, os miradouros, "os jardins da Celeste, giroflé-giroflé", as "terras" onde os púrrias se batiam à pedrada com denoto fascista. [...]»

«[...] É a esta cidade que eu volto sempre, quando quero encher os olhos de Lisboa. [...]»

[José Gomes Ferreira, in "Gaveta de Nuvens"]

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários:

  1. Tenho saudades de me perder por Lisboa!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu perco-me muitas vezes, Rosa.

      Adoro percorrer ruas que ainda não percorri...

      Eliminar